quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Novidades de SL Paraitinga (Cultura e Patrimônio Histórico)

Amigos, estive em SL Paraitinga cobrindo a coletiva de imprensa do ministro interino da cultura, dos técnicos do IPHAN e representantes do BNDES

As notícias são animadoras e preocupantes. São animadoras pois já há dinheiro federal, muita vontade e conhecimento técnico para restauração e reforma dos prédios públicos afetados pelas chuvas. Já existe um escritório permanente do IPHAN na cidade e já se iniciaram a separação dos tijolos, telhas, manualmente e um a um, e tudo mais que possa ser identificado da capela das Mercês. Preocupantes pois não se definiu a linha de restauração que será empregada na restauração, e  principalmente, de onde virá o dinheiro para reforma e reconstrução dos prédios e casas particulares tombados pelos órgaos estaduais e federais que sofreram avarias ou ruíram. 

Existe a ideia de realizar as restaurações em canteiros de obras abertos à visitação pública, assistido por monitores, buscando assim, formentar um fluxo de turismo solidário.

Existe também a ideia de envolver todo o sistema "S" : O SESI para assumir a rede de ensino da cidade, absorvendo e capacitando professores. O SENAI capacitando e criando formas de geração de renda. O SESC para atividades culturais.


Ao contrário do que muitos  imaginam, percebo que a força da cultura popular de SL Paraitinga, irá "inundar" toda a região do Vale do Paraíba e São Paulo, e provavelmente além desses limites. Manifestações culturais estão sendo articuladas e irão ocorrer ao longo de todo ano de 2010. No entanto, tenho receio de  transformarem manifestações populares em meros produtos comerciais sem qualquer vinculo com a cidade.

Existem mais de uma articulação para montar uma biblioteca na cidade.

Tenho receio que iniciativas em prol de SL do Paraitinga venham a se colidir.

Ainda existe crise de abastecimento na cidade.

SL Paraitinga vive basicamente do turismo e do pequeno comércio.  Ao contrário de outras enchentes que arrasam a periferia, onde residem as classes menos favorecidas da sociedade, em SL Paraitinga as águas atingiram as classes mais favorecidas (entenda-se aqui pequenos comerciantes familiares que empregam 1,2 ou 3 funcionários).  Não há moeda circulando!

Foi divulgado que a previsão de arrecadação será de apenas 1/3 do que era previsto para o ano

Na creche São Benedito (onde onde a comida é preparada), há solicitações de misturas de rápido preparo como : salsicha, linguiça, carne moida, batata. cenoura.

Botas e rodos também são benvindos.

Acredito que, no momento, já há roupas suficientes na cidade. Salvo alguns casos pontuais, não são mais necessárias.
 
Apesar dos fatos, já se percebe o inicio de um clima  de otimismo! 

Foram as minhas impressões.

Abraços

Luciano Dinamarco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br